Análise do TUF 32 – Episódio 12

Postado por Maurício Oliveira, em 22/08 - Atualizado há 5 meses

No episódio 12 do TUF 32, vamos acompanhar a última luta da temporada. A semifinal entre os pesos-penas Mairon Santos e Zygimantas Ramaska.

➡️   Saiba mais sobre Mairon Santos no episódio 7 e sobre Zygimantas Ramaska no episódio 5.

Análise do TUF 32 - Episódio 12
Foto: Reprodução/X @Maironsantoss

Mudança na semifinal

Essa semifinal do peso-pena foi contornada por muitas incertezas. Zygimantas Ramaska havia sofrido uma lesão no rosto, e não era certo se ele seria liberado ou não para lutar.

Já Mairon Santos, enfrentou problemas para cortar peso. O atleta relatou que foi a primeira vez que precisou reduzir o peso de forma seguida em um curto espaço de tempo, e seu corpo não respondeu da forma esperada. 

Na cerimônia de pesagem, ele ficou acima do limite, teve uma hora para reduzir, mas ainda sim excedeu o limite da categoria em 200 gramas. Santos cogitou cortar o cabelo para conseguir bater o peso, mas Ramaska aceitou manter a luta com o peso excedente.

Zygimantas, e seus substitutos, Edwin Cooper Jr. e Guillermo Torres, bateram o peso sem dificuldades.

Após a pesagem, a comissão atlética informou que Zygimantas Ramaska não foi liberado para lutar, e que Torres estava em melhores condições físicas. Portanto, a nova semifinal ficou entre Mairon Santos e Guillermo Torres.

O décimo segundo embate

Com a saída de Ramaska, Guillermo teve uma segunda chance de participar da final do TUF. A nova configuração da luta se tornou um confronto de estilos e gerações. O brasileiro Mairon Santos, é o mais novo da casa, com apenas 24 anos, e é striker. Já o mexicano Memo, é o mais velho, com 37 anos e wrestler.

A chave da vitória para Torres, seria impor seu jogo e aplicar quedas, mas não foi o que aconteceu. Durante os 15 minutos de combate, a luta se desenrolou em pé por boa parte do tempo. Memo tentou algumas quedas, a maioria foi negada, teve um bom momento no final do primeiro round, mas foi claramente superado pelo adversário. Mairon teve uma performance paciente e agressiva, aplicou golpes potentes que machucaram bastante o oponente.

Resultado: Mairon Santos venceu por decisão unânime e avançou para a final do peso-pena.

Mairon enfrentará Kaan Ofli na final do TUF 32, que acontecerá no UFC Fight Night 96, em 24 de agosto.

Ainda nesse Fight Night 96, mais dois competidores do TUF 32 terão uma segunda chance: Zygimantas Ramaska e Nathan Fletcher farão a segunda luta do card preliminar, pela categoria peso-pena.